8 de junho de 2011
Mori Girls (tendência)
As tribos surgidas no Japão são frequentemente associadas a looks extremos, com muitas cores, detalhes e sobreposições. Porém, outra subcultura, ainda não muito conhecida no Ocidente, tem revirado os conceitos dos jovens orientais. Muito diferente das Fruits, das Lolitas, das Ganguros e das Manbas, as Mori Girls têm como principais características as cores neutras, o visual natural, o uso de roupas vintage e uma admiração por florestas e bosques.
Mori significa “floresta” em japonês, o que explica um pouco o visual de andarilhas de um conto de fadas que elas possuem. A tribo vai ao encontro do movimento "Yuru-Nachu", que significa “relaxamento natural”, e passa a fazer parte de uma contracultura em resposta às antigas tribos japonesas. Ela provoca a perfeição da maquiagem, do cabelo e das cores saturadas utilizadas até então. Mori Girls, de alguma forma, simbolizam a rejeição dos jovens em relação à cultura high-tech japonesa, que tem recebido mais atenção da mídia nos últimos tempos através de reportagens sobre o acúmulo de lixo eletrônico no país.
Atualmente, as ruas de Harajuku, que até recentemente eram ocupadas por grupos de Ganguros e Manbas, estão repletas de Mori. O estilo tem apelo forte com o que vem acontecendo não somente no Japão, mas no mundo inteiro: a busca pelo simples, a preferência pelo conforto e a valorização do vestuário vintage e reciclado. Mas as Mori não são apenas uma tendência. Ser uma Mori Girl implica todo um estilo de vida específico, que permeia alguns princípios, preferências e valores em comum.
Origem
Também diferente das outras tribos, o surgimento das Mori não aconteceu nas ruas de Harajuku. Nem nos bosques e florestas que elas tanto gostam. Na verdade, o termo surgiu em 2006, em uma famosa rede social japonesa chamada "Mixi", depois de uma usuária comentar uma foto de Choco, dizendo que ela parecia “uma garota da floresta”. Choco, seu nome na rede social, criou então uma comunidade dentro da rede, chamada “Mori Girls” que, em pouco tempo, atraiu mais de 8000 membros. Para entrar nela, é preciso ter a permissão de Choco, além de responder algumas perguntas pertinentes à tribo e às regras da comunidade.
Elas se caracterizam também por certas atitudes perante suas rotinas. Mesmo morando na cidade, preferem manter um ritmo de vida mais calmo, apreciando as pequenas coisas do dia a dia que muitos consideram insignificantes. Gostam de explorar os cantinhos da cidade, descobrir lojas peculiares pelas áreas de Shimokitazawa e Kouenji, além de cafés que ofereçam um ambiente nostálgico.
Fonte: Use Fashion
Marcadores:
comportamento,
Tendência
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!