4 de julho de 2011

Tendência Teddy Boys





Teddy boys formavam um grupo exclusivamente masculino, que surgiu como uma subcultura na década de 1950, em Londres. Vestiam roupas baseadas nos dândis da Era Eduardiana (1900-1910), estilo que alfaiates da famosa Savile Row tentavam reintroduzir no país.

Origem
Surgiram em Londres, no início dos anos 1950, e rapidamente se espalharam pela Inglaterra. Eram provenientes de classes médias altas e se opunham à austeridade imposta pelo governo socialista nos anos que seguiram o fim da Segunda Guerra Mundial. Os teddy boys eram jovens rebeldes, influenciados pelo rock norte-americano, que ainda não havia se tornado um fenômeno no Reino Unido. O termo foi introduzido em 1953, pelo jornal londrino Daily Express, ao destacar a notícia “Edward to teddy”, se referindo à relação entre o estilo Eduardiano e os teddys, pois eram conhecidos pelo visual distinto, baseado no vestuário utilizado durante o período do Rei Eduardo VII.

Antes dos anos 1950, os jovens ainda não haviam experimentado a liberdade de fazer suas próprias escolhas culturais. Simplesmente herdavam os valores e o guarda-roupa dos pais. Com a introdução do mercado “teen”, filmes, programas de TV, revistas e músicas começaram a tratar questões exclusivamente jovens, encorajando o consumismo no pós-guerra. Esses jovens, solteiros e assalariados, rapidamente adotavam novos produtos, ideias e valores, ganhando status de pessoas “cult”.

fonte: Use fashion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!